Pesquisar este blog / Search in our blog

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Vênus com espelho - Ticiano



"- Vênus das Peles! - suspirei, referindo-me ao quadro - eu o sonhei de olhos bem abertos.
- Como assim?
- Ah! Deixa para lá...
- O teu quadro dá um ensejo escancarado ao meu sonho - prossegui -, mas diga-me de uma vez: o que está aí estampado teve algum papel em tua vida, e talvez um papel decisivo, como posso imaginar, e, bem, o resto eu espero que me contes...
- Observe a peça ainda uma vez - contrapôs meu distinto amigo, sem se importar com minha pergunta.
É uma cópia perfeita da conhecida Vênus com o espelho, de Ticiano, que está na Galeria de Dresden.
- E então, o que você quer dizer...
Severin levantou-se com o dedo apontou a peliça com que Ticiano vestira a sua deusa do amor.
- Também aqui "Vênus das Peles" - disse rindo de soslaio -, porém não creio que o veneziano tivesse tal intenção já naquela época. Simplesmente compôs o retrato de Messalina aristocrática, tendo a gentileza de fazer o Amor segurar o espelho no qual examina seus encantos majestosos com fria indiferença, e note como para o menino parece árdua a tarefa. O quadro é um elogio em pinceladas".

(Sacher-Masoch, Leopold von - A Vênus das Peles - Editora Hedra - pág. 29 - 30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Não serão publicados cometários de conteúdo racista, homofóbico, discriminatório de qualquer tipo.
The comments are moderated. WILL NOT be published any commentary with racist, homophobic and discriminatory content against no one and no group.