Pesquisar este blog / Search in our blog

quinta-feira, 11 de março de 2010

Iniciando: Dicas para Monitores de Masmorra

Jay Wiseman

Já a muito tempo, as plays têm pessoas especiais para desempenhar o papel de “monitores de masmorra” ou DM para abreviar. Essas pessoas estão ali principalmente para assegurar que as regras da festa sejam cumpridas e também para criar um espaço seguro para os participantes. Todavia, os DMs também são representantes dos anfitriões e eles também podem auxiliar os participantes a apreciarem a festa. Nos últimos doze anos fui DM em mais de 100 plays e tenho algumas dicas básicas para compartilhar:

1. Conheça as regras da casa e da festa e da casa

Dado que a responsabilidade é aplicar as regras, essa dica parece um tanto óbvia mas é incrível quanto muitos DMs não tinham clareza das regras da casa e da festa. Aconselho a estudarem as regras cuidadosamente antes de você começar o seu turno e manter uma cópia escrita consigo.

2. Não participe da play ou socialize-se excessivamente enquanto estiver na função de DM.

Enquanto tiver suas responsabilidades como DM, você está lá para criar um espaço seguro para os outros mas não para participar da play ou socializar-se excessivamente com uma pessoa em particular ou grupo de pessoas. Não se distraia.

3. Circule. Se alguma área não foi verificada em 15 minutos, dê uma olhada nela

Frequentemente, o espaço das plays é maior do que você pode supervisionar de um determinado ponto de visão, portanto, caminhe. Como regra geral, se uma área não foi verificada nos últimos 15 minutos, é hora de dar uma olhada. Esteja alerta especialmente a qualquer sinal de embriaguez. Muitos dos acidentes relacionados com o SM poderiam ser evitados se uma ou mais pessoas envolvidas estava embriagada.

4. Não mostre preconceito ou favoritismo por ninguém

É muito tentador querer dar alguma moratória para que seus amigos possam violar algumas das regras menos populares. Não faça isso. Se a letra da lei é menos aplicada para aqueles que são amigos do anfitrião e outras paras as pessoas “reles”, há um grande risco de se destruir a sua credibilidade e abrir espaço para sentimentos hostis, até mesmo uma confrontação.
Um dos maiores desafios do DM é ser escrupulosamente honesto com uma pessoa que você não goste. Novamente, não pode haver dois padrões. Se você não pode ser honesto com todos, não seja um DM.

5. Melhor intervir antes do que depois

Cedo ou tarde você verá algo que viola as regras do play. Quando isso acontecer, é uma boa idéia esperar alguns minutos para ver se o comportamento cessa (isso acontece frequentemente quando as pessoas notam que o DM está olhando). Todvia, se o comportamento impróprio continuar por mais alguns minutos, é hora para intervir. É da natureza humana testar os limites e ver se as ditas regras são reais. Faça com que as pessoas entendam que as regras existem e que cumprí-las e que isso não é opcional. Se elas começarem a ter a idéia que cumprir as regras é opicional, você tem um problema real em suas mãos e se essa desobediência tornar-se comum, a tarefa de corrigí-la será sua.

Também, corrigir um erro logo que ele for percebido ajuda a preservar a energia da cena. Vi cenas arruinadas por DMs que viram as violações e não fizeram nada sobre elas até a energia estivesse aproximando-se de seu auge. Tal abordagem pode arruinar a cena pode dar ao DM uma (merecida) má reputação.
Ponto chave: Ninguém se beneficia quando um DM observa um comportamento inadequado e não o corrige.

6. Intervenha gentil e diplomaticamente

Violações intencionais das regras da festa são realmente mais raras. O que é mais comum é que alguém simplesmente não sabe que uma atividade específica não é permitida. Portanto, tenha uma atitude sóbria quando abordar as pessoas envolvidas.
Não há necessidade de criar uma cena. Entre outras coisas, essa abordagem ajuda a preservar a dignidade da pessoa envolvida. Uma advertência gentil é quase tudo o que é necessário . Em raras ocasiões é necessário mais que uma advertência e é altamente recomendável que você consulte o anfitrião antes de tomar ação.

7. Esteja pronto para emergências

Emergências podem envolver apenas um indivíduo – como, por exemplo, um desmaio – ou pode envolver toda a festa – como uma falha de energia ou um terremoto. Tenha certeza de saber onde os diversos itens de emergência estão. Certifique-se de saber onde as saídas se encontram e como abrí-las.

8. Esteja treinado e com o equipamento adequado

Enquanto estiver no papel de DM, você deve portar algum tipo de emblema facilmente identificado como um sinal de seu papel. Obviamente você deve removê-lo quando não estiver trabalhando. Se for possível, tenha conehcimentos e treinamento de Ressucitação Cardio-Pulmonar (RCP) e primeiros socorros, reciclados anualmente. Você deve também ter luvas de látex e uma lanterna ou e um par de tesouras de boa qualidade consigo.

9. Dê pequenas ajudas com assuntos como comida, lixo e música.

A tarefa de fazer acontecer uma “play” é chamada de “a maldição de dez mil detalhes”. Mesmo não sendo seu trabvalho usual, estritamente falando, recolher os copos de papel e o lixo que foi deixado jogado e ter cuidado com outras coisas como música e o nível de temperatura ou reabastecer a comida, fará com que você mereça a gratidão do anfitrião ao ajudá-lo com as tarefas sem prejuízo de suas tarefas primordiais. Particularmente, a limpeza pós-festa é geralmente a parte mais dura do evento e você fazer o que for possível para ajudar torna a tarefa mais simples e que será especialmente apreciada.

10. Faça uma análise depois da festa

Depois da festa - talvez não imediatamente depois mas um dia ou dois – converse com o anfitrião e outros DMs e talvez com outras pessoas que frequentaram ou ajudaram na festa para discutir o que trabahou ou não. Existiram pequenas dificuldades com qualquer pessoa em particular? Algum aspecto foi mal tratado ou foi muito bem atendido? Não se supreenda se toda a “play” tenha algo para ensinar você.

Texto original no Albany Power Exchange

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Não serão publicados cometários de conteúdo racista, homofóbico, discriminatório de qualquer tipo.
The comments are moderated. WILL NOT be published any commentary with racist, homophobic and discriminatory content against no one and no group.