Pesquisar este blog / Search in our blog

domingo, 25 de abril de 2010

Inclusão, Exclusão ou Aceitação?


"Há centenas de formas de ajoelhar e beijar o chão" - Rumi




Atualmente há frequentes referências sobre a necessidade de nossa comunidade tornar-se mais inclusiva e menos exclusiva. Vale a pena pensar sobre quais são as implicações em declarar-nos mais "inclusivos" e se é verdade que desejamos isso.
A "Comunidade do Couro" é um grupo mais variado de pessoas do que se possa imaginar. Vimos de todas as raças, grupos étnicos e níveis sociais. Somos homens, mulheres e transgêneros, ricos, pobres, educados e sem escolaridade e tem todos os tipos de corpos. Representamos todas as possíveis orientações sexuais e todas possíveis "perversidades" conhecidas pelas humanidade. 
Alongamos ou mesmo quebras as fronteiras da "correção política" e praticamos as artes do BDSM, o que desafia nossa habilidade de categorizar, relacionar, delimitar ou definir mesmo que continuamente tentemos fazer exatamente isso!
Umas das definições de "incluir" é "colocar em uma categoria geral, grupo etc.". Como presumiríamos que pudessemos incluir todas essas variações em um grupo? Gostaríamos de estar em um grupo? É uma boa idéia tentar?
Nos E.U.A., muito da nossa "cultura do couro" pertence á comunidade homossexual masculina. Eles tem uma experiência histórico-cultural que é única ao grupo deles. Quando eles se juntam, sua energia poderosa é algo que os marca como diferentes mesmo da comunidade de couro lésbica ou das comunidades heterossexuais. Por inclusão queremos dizer que deveríamos invadir esse espaço exclusivamente masculino alterando-o ou mesmo reduzindo-o?
A comunidade do couro lésbica teve que lutar suas batalhas duríssimas com a comunidade lésbica pelo simples privilégio de existir. Com nossa filosofia "inclusiva" devemos presumir saber e entender os sacrifícios e batalhas que eles travaram assim como suas irmãs? Não é inapropriado que enquanto lésbicas em couro elas possam desejar reunirem-se sozinhas para celebrar seu espaço duramente obtido?
Devem os hetero ou bissexuais devem abandonar a sua atração às pessoas à pessoas do sexo oposto para encaixarem-se nos moldes da comunidade do couro? A dinâmica homem-mulher é, por natureza, única para esse grupo e tais interações podem estar atrapalhando aqueles de mesma convicção sexual? Não seria preferível permitir à eles reunirem-se e livremente explorarem as intimidades do BDSM gênero a gênero?
Talvez nas nossas dores crescentes e no desejo de aprender sobre os outros e desenvolver o corpo de conhecimento do BDSM, tomamos o caminho errado. Bom as melhores das intenções, temos usado um palavreado que conduz ao pensamento que devemos sempre sempre dividir os espaços de "couro" e que não há espaço para as atividades ou práticas exclusivas. Um caminho diferente pode conduzir na direção da aceitação um do outro, tanto de nossas diferenças como semelhanças. É possível que a aceitação de muito dos aspectos de nossa comunidade é um objetivo que devemos alcançar
Se aprendermos a aceitar que cada indivíduo na nossa comunidade do couro é única, se nós podemos reconhecer que nos temos diferenças e essa diferenças não nos fazem errados ou menores, se pudemos lembrar o que era ser novo no mundo do couro, o quanto ficamos excitados e o quanto tínhamos de aprender, se nós pudermos sentir o gosto tanto dominação quanto da submissão então talvez nós possamos aprender a celebrar nossa diversidade ao invés de fazer nossa comunidade homogênea como o resto do mundo. Não é  possível espalharmos a mensagem de aceitação pra cada pessoa que usa couro ao invés da filosofia de constante inclusão de todos os grupos e ter uma crescente admiração, respeito e aprender de cada um em grande medida?
Vamos nos unir com toda comunidade sempre que pudermos e vamos permitir que os diversos grupos possa tem seu próprio espaço quanto desejarem. A força do couro não é o que faz como qualquer estilo de vida mas o que o faz diferente. Celebremos e aceitemos nossa diversidade!

http://www.albanypowerexchange.com/Writings/inclusion_exclusion.htm


(1) Nota do tradutor: chama-se de "Comunidade do Couro" as comunidades de diversas orientações sexuais e diversas práticas sendo mais proeminente, conforme será dito nesse mesmo artigo, nas comunidades gays masculinas e BDSM. Para um texto mais detalhado em inglês, clique aqui.


Tradução: Janus SW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Não serão publicados cometários de conteúdo racista, homofóbico, discriminatório de qualquer tipo.
The comments are moderated. WILL NOT be published any commentary with racist, homophobic and discriminatory content against no one and no group.