Pesquisar este blog / Search in our blog

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Reflexões sobre o poder e seus limites (Janus SW)

Existe um filme do genial cineasta americano (jurava que ele era inglês) Stanley Kubrick chamado "Full Metal Jacket" que no Brasil recebeu o nome de "Nascido para Matar". Ele narra a trajetória de um soldado, apelidado pelo instrutor de Joker, durante a Guerra do Vietnã e a sua progressiva perda da inocência durante o conflito.
Quero chamar a atenção sobre dois personagens desse filme:  o Sargento Hartmann e Leonard, o recruta chamado de Gommer Pyle (Pilha de Gosma numa tradução literal). Hartmann e´o sargento de instrução duro, inclemente que habitualmente humilha aqueles a quem deve treinar ("Aqui não há discriminação racial(...) vocês são igualmente inúteis", "Quanto você mede? Um metro e setenta e cinco, Senhor! Não sabia que empilhavam merda tão alto") e Leonard é o recruta obeso que não consegue acompanhar o ritmo dos demais colegas e por conta disso é humilhado até o limite e além, fazendo com que, progressivamente, ele desenvolva um distúrbio de comportamento e acabe por matar o Sargento Hartmann e cometer suicídio, passagem ilustrada no blog por essa foto que vocês vêem. 
A questão que se coloca é a seguinte: obviamente Hartmann tinha o direito institucional de aplicar a força que achasse necessária para chegar ao objetivo de transformar os recrutas em soldados que não tivessem clemência pelo inimigo no campo de batalha e todos deveriam responder positivamente à essa pressão ou não serem incorporados ao Corpo de Fuzileiros. 
No entanto, como pode-se ver (se não viram esse filme fica a dica para todos) Leonard não pode responder ao demandado e foi levado no sutil limite entre a sanidade e a insanidade o que, por sua vez, levou ao assassínio de Hartmann e o suicídio do recruta. É possível fazer uma ponte entre o que aconteceu aqui e alguns resultados de ações dentro do BDSM? Ao meu ver, sim, mesmo que não acabem de forma tão dramática e trágica. 
Não cabe ilusões aqui: resguardar-se sobre o manto do "Consensual" não nos desobriga enquanto "Tops" a cuidar de alguns detalhes que são vitais na relação com nossos subs. Não é porque se concorda ou se estabelecem limites que os mesmos não representem algum risco do "bottom" estar avaliando a sua capacidade muito além do que realmente pode aguentar.
E a quem cabe a missão de verificar se a sanidade do seu sub está sendo mantida? Ao Dominante,sem dúvida. Para ilustrar , narro (evidentemente sem mencionar nomes) o caso de um Top que distante de sua sub usou o telefone para uma "sessão" à distância. Durante uma determinada atividade, notou que a moça soltou um gemido que só aconteceria se ela estivesse se ferindo. Perguntada , respondeu que de fato não havia usado a palavra de segurança para paralisar a atividade quando essa estivesse causando mal estar, algo permitido pelo Top.
Analisando outras atitudes após o acontecido, apurou que, na verdade, havia naquela mente uma disposição para a dor não como prazer (como seria de se esperar) mas com uma apelo ao sofrimento como um processo auto-destrutivo que teve como cobertura uma sessão de BDSM. É um risco único, só nesse caso? Com certeza não ! Cabe-nos a responsabilidade de, na dúvida, paralisar o processo de dominação e apurar o que acontece e , inclusive, não realizar sessões antes que a/o bottom procure ajuda especializada.
Agora: é fácil conseguir perceber o sofrimento psicológico? A resposta é clara: NÃO! Sendo assim, como chegar a esse sutil equilíbrio que proponho? Imagino que cada um saiba da vida de seu bottom, de seus comportamentos quando submetidos à pressões, humilhações e outras práticas. Isso é uma chave fundamental para que saibamos muito bem onde devamos ir.
Rompimento de barreiras? Sim, esse é o grande o momento, o sublime tanto para dominados como para dominantes! Alguém tem ilusão que esse momento chegará apenas dentro de um horizonte maior de tempo e de possibilidades, ou seja , constitua-se no resultado de um processo de desenvolvimento? Se pensam assim, como dizia um comercial de uma marca de automóveis, é bom "rever seus conceitos".
Já dizia o velho ditado: "devagar se vai ao longe" e ele é válido aqui. Eu costumo dizer que o Top tem de ser obsessivo com segurança e é um fato. Nesse aspecto, concordo com os que dizem que a palavra de segurança (safeword) possa tornar-se desnecessária uma vez que passa irrestritamente ao Top a obrigação de resguardar a integridade mental e física de sua peça.
Resumidamente, poderíamos dizer que há uma linha tênue entre a sanidade e a insanidade, entre o prazer e o sofrimento que não conduz ao êxtase. Zelar por isso é garantir que nosso bottoms tenham por nós o respeito e porque não dizer, o carinho que todos queremos. Ao invés de novos Leonards, pessoas que desfrutam o BDSM como um todo.
E , para finalizar,  à luz dessa constatação, podemos dizer que há sim um poder ilimitado por conta do Top, ele tem , como disse em outro artigo "o poder do príncipe" , o poder de livremente deliberar sobre o que será feito, quem fará e o que se fará do seu bottom. No entanto, se limitação há (e nem faço essa leitura) ela não é ditada pelo chamado "bom senso" (algo que eu repugno) mas sim pela objetividade da existência dos limites pessoais que falamos anteriormente. Se o Top não conseguir ou não aceitar esse dever, sinceramente, a sua prática poderia ser chamada de tudo menos de BDSM. 
As consequências da não observação dos limites físicos e psicológicos do bottom são, muitas vezes, a permanente "mutilação" de uma pessoa. Se não conseguirmos zelar por isso, como ousamos nos intitular Dominadores, Mestres e outras denominações?
Saudações

2 comentários:

  1. Ter a devida consciência do limite a que se pode chegar junto a seu botton, é algo ao meu ver primordial para se prosseguir dentro de uma relação D/s, se meu Top não me conhece a ponto de saber exatamente como me sinto em relação ou durante uma sessão como posso confiar uma entrega total a Ele?! Mas não é tão fácil ou simples assim, na prática encontramos alguns "Tops" e "subs" que passam pela safeword como se usa-la fosse sinal de incompetência ou fraqueza, quando é justamente o contrário, o zelo por sua sub tem que ser levado a sério, com responsabilidade e equilibrio.

    Maravilhoso texto!

    Abs,
    {cristal}_DARIUS

    ResponderExcluir
  2. Querido Amigo Senhor Janus SW!

    Saudades do Senhor, fazes falta.

    Acheu o texto muito bom e educativo, aliás como são seus textos. Este está particularmente útil, sobretudo para que iniciantes entendam como devem se precaver.

    Entretanto, o Senhor sabe que meu DONO e eu dispensamos a consensualidade e vivemos um SM bem pra lá de pesado.
    No entanto, ELE me conhece até os poros e entende cada meu respirar. Por isso me abandono e podemos ter o luxo de viver um SM intenso e menos "calculado".

    Senhor Janus, muito bom ve-lo de volta ao blog, postando como nunca.

    Doces e respeitosos besos

    {Amar Yasmine}_DEXPEX

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados. Não serão publicados cometários de conteúdo racista, homofóbico, discriminatório de qualquer tipo.
The comments are moderated. WILL NOT be published any commentary with racist, homophobic and discriminatory content against no one and no group.