Pesquisar este blog / Search in our blog

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Superando os medos (Jack Rinnella)

Existem duas razões pelas quais eu escrevo sobre medo com tanta frequência como faço. A primeira delas é porque essa questão tem um grande impacto em minha vida. Depois, por ser levantada com muita freqüência pelos novatos da “turma do couro” e pelos curiosos sobre nosso modo de vida.
É a paranóia sobre quem somos e o que fazemos que impede muitos daqueles que fantasiam sobre o SM de passarem do sonho para a realidade.
Não censuraria alguém por ter medo, já que ele faz parte, também, de minha experiência.
No entanto, é o medo que evita que exploremos, experimentemos e, no limite, possamos desfrutar de uma vida satisfatória no meio.Existem todos os tipos de medo: medo de rejeição, de falha, de exposição, injúria, discriminação, ostracismo e doença. Nos estágios iniciais de qualquer exploração SM, foi o medo do desconhecido que mais me afligia.
Felizmente medos podem ser superados e aqui vão algumas de minhas sugestões de como fazê-lo:

1. Informe-se

Comecei minha jornada no meio com a leitura de livros e revistas. Foi a palavra impressa que alimentou minha imaginação e guiou minhaexploração. Eu aconselho fortemente as pessoas a fazerem o mesmo.
Você vê, eu sou da opinião que precisamos começar devagar e racionalmente. Ler é fácil, não custa nada , não compromete ninguém, pode ser feito com privacidade e é prontamente disponível.
Sugiro uma mistura de ficção (para estimular a paixão) e não ficção (para dar uma base real e saudável sobre a qual construir). A ficção sozinha é perigosa e muitos acreditam que ela foi escrita apenas para entreter.
Uma vida autêntica e viável no meio não pode ser construída em “lições” encontradas em leituras. Histórias picantes são maravilhosas para se masturbar, desastrosas para estabelecer relacionamentos, aprender técnicas corretas e entender a dinâmica real do SM. Leitura acaba com a ignorância, lança luzes ao desconhecido e afasta o medo.

2. Mantenha um diário

Tenho uma crença muito forte na escrita. Escrever um diário ajudará a ouvir o próprio pensamento, a avaliar seus sentimentos e ter uma melhor avaliação do que realmente quer. Um diário permitirá que você lembre como se sentia, como as emoções mudaram, como aprendeu mais, asexperiências favoráveis e desfavoráveis, permitindo assim ter uma visão mais
clara de como realmente se sente.
A alguns anos atrás, estive insistentemente atrás de um escravo de Los Angeles. Apesar de um extenso período de correspondência e uma semana de bom sexo, ele não era capaz de afastar aquilo que chamava de “confusão”. Ele não podia decidir, disse, porque estava confuso.
O cara não era nenhum idiota: ele era um biólogo experiente e orgulhava-se da sua habilidade para usar o método científico. Onde ele falhava era em não usar o método científico na sua abordagem do SM.
Pergunte algo, formule uma hipótese e encontre um meio de testá-la. Analise os resultados para ver se sua hipótese está correta e modifique a questão, a hipótese e experimente até que tenha uma resposta satisfatória. Modifique a questão, as hipóteses ou um experimento até que obtenha uma resposta satisfatória. Cientistas mantém registros de seus experimentos e, para o SM, recomendo a mesma abordagem.

3. Encontre um mentor/guia/conselheiro

Essa etapa destina-se a trazê-lo novamente à realidade. Alguém com experiência no SM o ajudará a evitar os erros que eles próprios fizeram. Não é um método isento de falhas, aliás elas sempre acontecerão, mas fará sua vida mais fácil.
Note que eu não disse “encontre um parceiro”. Apesar de aprendermos muito com nossos parceiros de sexo, ter um mentor nos ajuda a ter conselhos de quem não tem um envolvimento emocional ou físico ou uminteresse sexual no resultado.
Tenho uma suspeita especial com os auto-proclamados peritos que usamsua experiência para ter quem ou o que querem na cama. Isso não quer dizer que você deva evitar sexo com alguém mais experiente, mas tenha clareza do que está fazendo e o que isso significa para você.
Além do mais, aprendi muito do que eu sei com meus parceiros.
Felizmente, eram parceiros que entendiam em qual estágio de conhecimento eu estava e que
não me impuseram a necessidade de comprometimento, de serviço ou de compensação.

4. Faça passos pequenos

Parece prevalecer a idéia que o SM é um evento de “tudo ou nada”, no qual ir a um bar SM, ter sua primeira cena ou comprar a primeira vestimenta é um comprometimento irreversível. Outro ponto de vista errôneo é que se você for uma pessoa do meio em “tempo parcial” ou a “meio caminho” não estará apto a entender o estilo de vida. Nada pode pode ser mais distante da verdade.
Quando eu digo que a vasta maioria de nós tem uma vida comum e não relacionada ao meio, eu digo que isso se aplica à maioria e não a todos de nós. Mesmo os mais fanáticos sobre a matéria, onde eu mesmo me incluo, faz muitas coisas de dia a dia, normais e regulares.
Nisso, uma pessoa do meio não é diferente de um ávido golfista, um colecionador de selos ou um amante de ópera.

5. Não decida nada. Não faça promessas.

Uma grande parte do meio vem da incerteza do futuro. Não fazer promessas significa que não há nada irreversível sobre o processo de aprendizado. Quero dizer que está bem você apenas ver, tentar as coisas em sua própria velocidade e experimentar sem desistir.
No longo prazo, é claro, você vai querer entrar ou sair. O que estou dizendo é que você não faça esse compromisso no início da curva de aprendizagem, mas só depois de ter aprendido o suficiente para tomar uma decisão inteligente e bem informada.

6. Ouça seus sentimentos e os entenda

Os BDSMistas mais felizes sabem e conhecem a si mesmos, mas isso se aplica a qualquer um que seja feliz, não é verdade?
Quem entra no meio geralmente começa por conta do desejo e da curiosidade e, por isso, convido-os a seguí-los de forma cautelosa e sempre em contato com a realidade.
À medida que seus conhecimentos desse estilo de vida avançarem, você naturalmente irá aprender mais sobre si mesmo, do que gosta de fazer ou não, do que te excita ou não.
Muitas emoções, medos e dúvidas acontecerão e serão superadas e, nessa jornada, é importante entender o porquê deles aparecerem.
Mesmo não querendo fazer muito alarde sobre introspecção, acredito que ela possa ser útil, especialmente quando dirigida por um orientador competente.
A capacidade de fazer uma retrospectiva pode ajudar a ver como você chegou e o que deve ser encorajado ou evitado. Depois disso, mesmo um evento “ruim” pode ter um significado muito forte enquanto aprendizado que nos guia a eventos realmente bons.
Portanto, respire fundo, relaxe e experimente um dia de cada vez. As mudanças são inevitáveis, o futuro não pode ser parado aquilo 1ue você teme pode não acontecer.

Copyright (C) 1999 Jack Rinella. Usado com a permissão do autor.
Tradução: Janus
Revisão: astharoth de Janus
Text in English: http://albanypowerexchange.com/Lifestyle/overcoming_fears.htm

4 comentários:

  1. Mais uma vez seu texto me prende em pensamentos e reflexões de meus erros, fico a ler e ao mesmo tempo vem na mentes lembranças de fatos onde eu poderia ter feito diferente.
    Eu não consigo ver o SM de uma forma fria “isto não significa que eu procuro um amor”.
    Deixo livremente as emoções falar mais alto que a razão, razão qual eu ainda desconheço dentro do SM, penso que se eu olhar em direção de meu Dominador e não enxergar alem do infinito eu não estarei enxergando nada e assim como confiar??? .
    Eu tenho medo dos meus muitos medos, sou de me desafiar de me testar de querer ir alem do possível, se tenho medo ai que vou e isto é perigoso.
    Beijos de mel
    ursinha

    ResponderExcluir
  2. Senhor Janus, querido amigo!

    Sempre perfeito em suas colocações, orientando de forma educativa.

    Eu sou instigada pelo medo. Esta poderosa sensação que dilata meu chakra básico e me faz derreter literalmente.

    Quando sinto medo, choro.. não apenas pelos olhos... se meu coração dispara, é nas entranhas que acontece o mais delicioso dos efeitos, que me faz mais entregue ainda que já sou.

    Por tudo isso, sou uma "kamikase".. e adoro sentir medo.
    Doces besos de mel!

    {Amar Yasmine}_DEXPEX

    *;-)

    ResponderExcluir
  3. Excelente o texto. Irei fazer algumas reflexões a respeito. Percebi que tenho muito a aprender. Estou gostando muito de ler o seu blog.

    Saudações!

    Sir Lucyus Ghostwish

    ResponderExcluir
  4. Queridos amigos!

    Fico feliz com a presença de todos e com a leitura! Obrigado pela presença!
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados. Não serão publicados cometários de conteúdo racista, homofóbico, discriminatório de qualquer tipo.
The comments are moderated. WILL NOT be published any commentary with racist, homophobic and discriminatory content against no one and no group.