Pesquisar este blog / Search in our blog

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

BDSM e suas afinidades com o Jogo - Delmonica

       Muitas vezes ouvi a expressão Jogo Erótico para definir as práticas realizadas no BDSM. E tenho que admitir que há uma precisão nesta expressão. Em uma cena de bondage, disciplina ou sadismo/masoquismo, sempre 'algo' está em jogo.
       Consultando as teorias sobre jogo de H. Zondervan, encontramos vários conceitos que tentam definir as origens e os fundamentos do jogo. Mas todas partem do mesmo pressuposto: o jogo se acha ligado a alguma coisa que não exatamente o jogo. Todo bom jogador sabe e sente isso.
       A intensidade do jogo e seu poder de fascinação não podem ser explicados por análises biológicas. E, contudo, é nessa intensidade, nesse fascínio, nessa capacidade de excitação que está a essência e característica principal do jogo.
       A natureza podia nos ter oferecido outros caminhos para as descargas de energia, para a preparação às exigências da vida - no que se refere à compensação de desejos não satisfeitos -, mas ela ofereceu a tensão, a alegria, o divertimento e o prazer do jogo, que nos permitem elaborar modelos para a vida real, pessoal e social.
       Que modelos buscamos nos jogos eróticos? O que nosso mundo interior procurar elaborar a partir deles?
       Quando jogamos, acreditamos naquela realidade como autônoma; ela encerra um mundo em si mesma. Uma possibilidade de estar sendo, sem ser o tempo inteiro.
       Ao se jogar se estabelece uma ordem na imperfeição do mundo, uma perfeição temporária e limitada.
       Será que o BDSM por lidar com tanta intimidade e tentar ordenar a relação de poder pode estar 'ameaçando' de alguma forma as questões sociais e políticas do poder constituído a serviço do sistema?
       O que o homem fez ao elaborar a linguagem? Veja, de uma maneira ou de outra, ao dar expressão à vida, o homem criou um outro mundo que melhor o ajudasse a compreender o que e onde ele vive.
       Será que o BDSM não participa deste mesmo princípio?
       "O jogo é fundamentalmente um símbolo de luta, luta contra a morte." (Dicionário dos Símbolos)
       Os mitos são outro exemplo, bem mais elaborados, da capacidade de transformação de uma "imaginação" do mundo exterior pelo homem.
       Se BDSM é jogo erótico não deveria representar risco. Jogo, afinal, não é brincadeira? Diversão?
       Percebemos que jogos comuns, como o xadrez, o nosso futebol e mesmo os jogos feitos pelas crianças, são realizados dentro da mais profunda seriedade, não se vê nos participantes a menor tendência para o riso ou descaso.
       Claro, isso varia de jogador para jogador. Ocorre o mesmo entre os praticantes do BDSM.
       (Talvez o problema seja não limitarmos nossos "brinquedos" a um tabuleiro de xadrez, com suas pecinhas tão interessantes ou a uma simples bola... risos)
       "... O jogo é por si só um universo no qual através de oportunidades e riscos, cada qual precisa achar o seu lugar. O jogo não é apenas a atividade específica que leva o seu nome, mas ainda a totalidade das figuras, dos símbolos ou dos instrumentos necessários a essa atividade ou ao funcionamento de um conjunto complexo." (Dicionários dos Símbolos)
       Quando chamamos uma comédia ou uma farsa de "cômica", fazemos referência a situação e aos pensamentos ali expressos, e não ao jogo da representação.
       Como uma cena BDSM, o jogo está repleto de ritmo, harmonia, vivacidade. O jogo é livre, pelo fato dele próprio ser liberdade. O jogo é uma atividade voluntária; sujeito a ordens, deixa de ser jogo. (Como no BDSM, se forçássemos alguém que não aprecia a participar de uma cena de spanking ela deixaria de ser uma cena, passaria a quebrar todas as regras de SSC. Estaria se tornando uma legítima vítima, digna de estar na galeria dos personagens do Marquês de Sade. Estaria sendo submetida apenas à violência, à coação.)
       Para uma pessoa adulta e responsável o jogo poderia ser completamente dispensável.
       Mas por que não acabam com os campeonatos de xadrez? E por que o BDSM não é tratado pelos seus adeptos como algo supérfluo?
       Tem-se uma necessidade urgente do prazer por ele proporcionado, transformando-o em necessidade.
       O jogo jamais é imposto pela necessidade física ou por dever moral. É possível adiá-lo ou suspendê-lo a qualquer momento. Não é tarefa. Liga-se à noção de obrigação e é dever apenas quando constitui uma função cultural reconhecida, como no culto ou ritual.
       Mas, uma coisa é certa, o jogo não é vida corrente ou vida real. É uma evasão da vida real para uma esfera temporária de atividade com orientação própria.
       Costuma-se dizer que jogos são tensos. Tensão significa incerteza, acaso e emoção. O jogador quer acabar com a tensão.
       Que tensão queremos encerrar ao nos envolvermos nos jogos eróticos do BDSM?
       Embora o jogo, enquanto jogo, esteja para além do bem e do mal, o elemento de tensão lhe confere um certo valor ético, na medida que está se colocando em prova as qualidades do jogador: seja habilidade e técnica ou coragem e tenacidade.
       E, apesar de nosso tremendo desejo de "ganhar" o jogo, de satisfazermos nosso desejo, de darmos vazão à tensão... temos que seguir as regras. A desobediência às regras implica na derrocada de toda imaginação... O jogo acaba, o apito do árbitro quebra o feitiço e a vida real recomeça.
       Um jogador que ignore as regras, é um "desmancha- prazeres". E há os que fingem jogar honestamente, fingem seguir as regras, mas não o fazem. São os "desonestos".
       Engraçado perceber que tanto num jogo convencional, quanto no BDSM, aceitamos com mais facilidade o jogador que é desonesto... mas não toleramos o "desmancha-prazeres". Provavelmente pelo fato do "desonesto" aparentar reconhecer o círculo mágico do jogo e o "desmancha- prazeres" abalar a existência ou continuidade do jogo. Felizmente, nenhum dos dois está apto a integrar uma comunidade permanente, mesmo depois de acabado o jogo.
       Quando partimos para uma cena BDSM, ou uma Play Party, vemos repetir-se mais uma das características do jogo: o ar de mistério. É difícil para um novo "jogador" dar este passo. Fazemos do jogo um segredo. E o encanto do jogo aumenta por isso. Fazer dele um segredo é, no mínimo, conferir-lhe ilusão... (palavra cheia de sentido que significa "em jogo"- de inlusio, illudere ou inludere).
       As comunidades de "jogadores" tendem a tornar-se permanentes, mesmo depois de acabado o jogo. A sensação de estar separadamente juntos, numa situação excepcional, de partilhar algo importante afastando-se das regras habituais, conserva sua magia para além da duração do jogo.
       O encanto do BDSM está, sem dúvida, na mágica de nos transportar para longe de nosso "eu" cotidiano, sem contudo nos deixar perder inteiramente o sentido da "realidade habitual". A qualquer momento é possível à vida quotidiana reafirmar seus direitos, seja devido a um 'impacto exterior' que venha interromper o jogo, por um afrouxamento das intenç&oatilde;es, uma perda do espírito do jogo, uma desilusão ou desencantamento ou devido a uma quebra das regras.
       O BDSM esbarra, necessariamente, em valores morais, que implicam na noção do binômio vício-virtude.
       Mas o conceito de jogo, enquanto atividade não material, não desempenha função moral.
       Ora, se o jogo, como nas fantasias sexuais, se baseia na manipulação de certas imagens, numa certa imaginação da realidade (ou seja, a transformação desta imaginação em realidade), nossa preocupação deverá voltar-se para o valor e o significado dessas imagens e dessa "imaginação".
       Sendo assim, o BDSM pode ser tratado como fenômeno cultural? Será que o BDSM não é uma forma de expressão de uma sexualidade que só escandaliza por estar vinculada a uma "estética" ainda não compreendida ?
       Mas é importante notar que o jogo erótico deixa sempre transparecer a espontaneidade mais profunda, as reaç&oatilde;es mais pessoais às press&oatilde;es de nossa vida externa, e talvez aí resida sua complexidade.
       Bem, esse foi apenas mais um exercício de reflexão sobre a natureza e significado do jogo para o BDSM, aliás, com mais questionamentos do que afirmaç&oatilde;es, uma tentativa de situar o BDSM para além dos parâmetros da 'doença' ou 'anormalidade'. Talvez, juntando mais elementos possamos começar a formar as bases que levem à compreensão dessa prática e de nós mesmos!
"Eu vivo bem o século que passa.
Sente-se o vento de uma folha imensa
Escrita por deus, e por ti e por mim,
De mãos estranhas a pender suspensa.

Percebe-se o clarão de uma página nova,
Sobre a qual tudo pode vir a ser.

As calmas forças testam-lhe a extensão
E trocam olhares na escuridão."

Rainer Maria Rilke,
O Livro das Horas




 Publicado originalmente em Desejo Secreto 
(http://www.desejosecreto.com.br/teoria/teoria12.htm)

Um comentário:

  1. uii qnta coisa. ameii.

    bjosss...


    .
    (`'•.¸(`'•.¸¸.•'´)¸.•'´)
    «`'•.¸.¤¤¤¤¤¤¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(\__/)¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(=':'=)¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(")_(")¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤¤¤¤¤¤¤.¸.•'´»
    (¸.•'´(¸.•'´`'•.¸)`' •.¸)'

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados. Não serão publicados cometários de conteúdo racista, homofóbico, discriminatório de qualquer tipo.
The comments are moderated. WILL NOT be published any commentary with racist, homophobic and discriminatory content against no one and no group.