Pesquisar este blog / Search in our blog

sábado, 8 de agosto de 2009

INTRODUÇÃO AO ESTUDO E À COMPREENSÃO DOS FETICHES Victor{D}

Etimologia

Durante a época das Grandes Navegações, quando das incursões continentais na África por parte dos europeus, exploradores portugueses entraram em contato com uma prática dividida por diversas tribos: muitos dos africanos atribuíam uma força espiritual a certos totens, feitos a partir dos mais variados materiais, tais como ossos (animais ou humanos), ou gravuras em relevo. Esses objetos foram definidos como fetiches, palavra oriunda do português medieval utilizada para descrever certos objetos sagrados cristãos que cobriam o mesmo nicho cultural.
A partir de então, chama-se fetiche todo objeto ao qual é creditada uma força sobrenatural ou se presta culto: desde totens religiosos, passando pelas “relíquias” cristãs medievais, até itens que recebem, da superstição popular, certo valor fortuito, tais como a pata de coelho ou o trevo de quatro folhas.
Nos primórdios do estudo sobre a psicologia humana, em meados do século XIX, as primeiras mentes interessadas em estudar a sexualidade usaram o termo fetiche para descrever um interesse erótico/sexual latente em um objeto ou numa classe de objetos. A relação é que, da mesma forma que religiosos extraem força espiritual de algo inanimado, os fetichistas sexuais extraem seu prazer erótico de maneira similar.

Definição

Alfred Binet foi o primeiro a dar uma definição de fetichismo, descrevendo-o como o amor por determinadas partes do corpo. Em seu livro Psicologia Experimental, ele definiu o amor como “uma série de fetichismos complexos e interligados”. Porém, segundo o pensamento psicológico moderno, o fetichismo é conceituado da seguinte forma:
“Tendência erótica para objetos inanimados que, direta ou indiretamente, estão em contato com o corpo humano ou para determinadas partes do corpo da pessoa amada.”
Assim sendo, existem inúmeras possibilidades para o fetiche. Existem fetiches por pés, botas, roupas de couro, piercings e até bexigas de festas de aniversário. A conclusão óbvia é que todos são fetichistas, em maior ou menor grau. O fetichismo não é considerado um desvio quando o indivíduo não depende exclusivamente de seu fetiche para sua gratificação sexual.

Origens do fetichismo na psicologia humana

Existem poucas teorias baseadas em fatos a respeito do fetichismo, mas muitas assertivas. A mais difundida e aceita entre os estudiosos é a versão que reza que o fetiche tem origem na infância do indivíduo, originado por um sentimento de culpa intensa. O mecanismo postulado prega que, ao entrar em contato visual involuntário com a genitália de alguém, a criança irá desviar o olhar, movida por sensações de culpa e embaraço; e, ao se comportar assim, fará entrar em seu campo de visão algum outro objeto, sobre o qual projetará seu desejo erótico. Como conseqüência, anos mais tarde estará impossibilitada de sentir desejo pelos órgãos genitais sem ter sensações de culpa e embaraço, reminiscências do ocorrido na infância.
Dessa forma, segundo tal assertiva, uma criança que abaixe o olhar quando surpreende seu pai saindo nu do banho, deitando os olhos em seus próprios pés, irá se tornar um podólatra.
Freud acreditava que o fetichismo é causado por um “complexo de castração”, descrito como uma sensação inconsciente da parte do homem, onde este sente falta do pênis na mulher. Essa sensação de ausência faz o homem buscar “completar” a mulher com o auxílio de artefatos extras.
Mais uma assertiva tenta explicar o fetichismo como apego especial a determinado objeto; tal apego teria sido originado na infância, provocado pela ausência da mãe. O fetichista buscaria o afeto materno neste objeto e, ao crescer, manteria uma fixação neste objeto, agora com traços eróticos incutidos nele.
Nenhuma das assertivas acima citadas possui o devido embasamento para constituírem teorias cientificamente válidas. Algumas pesquisas da área de neurologia, porém, pretendem verificar a relação entre o comportamento fetichista e o estímulo químico de certas áreas do centro de prazer do cérebro. Tal estudo será essencial para elucidar várias pendências com relação ao comportamento fetichista.

Fetichistas não são pessoas doentes

O fetichismo, como toda forma de manifestação sexual diferenciada daquela socialmente aceitável, é alvo de preconceitos. Embora seja seguro dizer que, praticamente, todo mundo possui um fetiche, manifestações mais abertas de fetichismo são vistas com temor e repúdio. Uma das mais cruéis discriminações com relação aos fetichistas é afirmação que eles são doentes. Não há, porém, nenhuma base para que qualquer tipo de fetichismo seja declarado uma doença ou parafilia. Evidentemente, quando o fetichismo alcança um ponto tal que o indivíduo passa a exibir um comportamento obsessivo em relação ao seu objeto de desejo, o fetichismo deixa de ser saudável. No entanto, o comportamento obsessivo não é exclusividade de pessoas fetichistas; portanto, discriminar estas pelos seus fetiches é algo assaz ilógico.

Conclusão

O fetiche sempre esteve presente tanto na psique quanto na sociedade humana. Nas últimas décadas, foram dados os primeiros passos para a compreensão dos mecanismos psicológicos por trás do fetichismo. Embora ainda não se possa precisar sua origem, já se reconhece a sua existência. Com o advento da Internet, comunidades de fetichistas tornam-se gradativamente mais fortes e mais freqüentes. Atualmente, os meios de comunicação já usam extensivamente apelos fetichistas em anúncios publicitários. É apenas uma questão de tempo para que a sociedade reconheça seu inegável lado fetichista pelo que ele realmente é: uma faceta normal e saudável da sexualidade humana, sem falsos moralismos ou justificativas pseudocientíficas.

Bibliografia

- Rodrigues Jr., O. M., Objetos do Desejo, Ed. Iglu, 1991.
- Silva, V. A., Nossos Desvios Sexuais, Ed. Tecnoprint S.A., 1986.

Fonte: http://www.desejosecreto.com.br/fetiches/fetiches02.htm

6 comentários:

  1. Senhor Janus, saudações submissas!

    Está especial este post. Li e reli e fiquei com uma dúvida: se fetiche é "um apego especial a um determinado objeto", como devemos chamar o apego especial à uma determinada idéia? Por acaso seria "fantasia"?
    Se for, preciso trocar algo lá no blog, Senhor.

    Quanto ao "festim", estava certa que agradaria tua mente e sentidos. Tinha certeza disso quando escrevi o texto.
    *sorrindo com carinho*

    Abraço respeitoso!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia , Amar...

    Huuum... Pergunta difícil a sua! Apego a uma idéia pode ser tanta coisa! Fixação, obsessão, fantasia, obstinação...
    Falar de coisas é infinitamente mais fácil do que falar de sentimentos e idéias, pode ter certeza!
    Afe! Nem me diga! Aquele festim é algo que, um dia, gostaria de participar. Dá até para imaginar a energia! Arrebatador!
    Abraços respeitosos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Senhor Janus,

    Obrigada por responder.

    Talvez tenho exagerado na minha colocação. Retiro a palavra "apego" neste caso. Não seria uma fixação. Coloquei no blog que um dos fetiches que vivo com meu Dono é vê-lO como meu "Papaizinho querido" e Ele a mim como sua "filhinha putinha". Não estamos presos a isto, no entanto. É uma das coisas que nos dá imenso prazer. Dogwoman é outra vertente do nosso prazer. Aliás, não somente dogwoman, mas qualquer bichinho. Resumindo, todos os jogos que sejam delicadamente devassos. Que nome poderíamos dar a isto?

    Agradeço tua imensa paciência, Senhor. Também tua atenção e carinho.

    Doces besos!

    ResponderExcluir
  4. Cara Amar...

    A esses jogos damos denominações específicas: o primeiro, o qual já tive o prazer de praticar é o chamado "ageplay", onde um dos parceiros coloca-se com idades diferentes e que normalmente estabelece uma subordinação ou papel de autoridade.
    Usava muito isso nas fantasias que tinha com minha spankee onde a surra justificava por um pai cruel com uma filha transgressora que merecia alguns tapas e batidas de chinelo em OTK.
    A outra prática, o petplay, é muito interessante e eu gostaria muito de praticá-la. Não sei se é o nome disso que queria saber mas, em qualquer caso, os jogos eróticos são a essência do relacionamento em nosso meio, propiciando as satisfação das nossas mais intensas fantasias.
    Fantasiar, aliás, que é a base de qualquer impulso erótico, seja em nosso meio ou no mundo baunilha.
    Se não respondi exatamente o que queria saber, por favor, volte a me contatar.
    Grato pelas mensagens... Beijos respeitosos!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada, Senhor.
    Não apenas respondeu, como clareou.

    {{{{{{abraço}}}}}}



    P.S.: Adorei a trilha.. *;-)

    ResponderExcluir
  6. Fico satisfeito em poder ter ajudado e agradeço o elogio sobre a trilha. São músicas que gosto e que penso podem ter alguma relação com esse lugar.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados. Não serão publicados cometários de conteúdo racista, homofóbico, discriminatório de qualquer tipo.
The comments are moderated. WILL NOT be published any commentary with racist, homophobic and discriminatory content against no one and no group.