Pesquisar este blog / Search in our blog

segunda-feira, 29 de junho de 2009

A inexperiência do Top (Janus SW) / The Top´s inexpirience (by Janus SW)

Abstract:

The Top´s inexperience can be dangerous to the bottom during pratice. But is not due this fact that the Top´s development in BDSM will be jeopardized and three suggestions can be the key to overcome the obvious handicaps: 1. To study the BDSM, keeping an eye on the best sites and theories about the pratices learning about the potential dangers involved, allowing the planning of each step in the pratices; 2. To observe the pratices in clubs and other places; 3. To ask the skilled BDSMist to learn with experience in order to have a full scenario of the risk and challenges involved.
The author believes that the true partnership that must exist beetween the Top and the bottom can be an enormous gain to the pratice and life in BDSM and also believes that is a duty of the Master to insure that the health and safety standarts are observed both in the Master's and submissive behalf.

No artigo anterior, tecemos alguns comentários acerca de um ponto que se revestiu (artificialmente) de polêmica, ou seja, a inexperiência do sub. Hoje faremos uma reflexão sobre "o outro lado do chicote".

Quando comecei no BDSM, ouvi algumas vozes dizerem: "Ah... vc é Dominador! É fácil ser Dominador". Não serei eu que começarei a hierarquizar as atividades do BDSM à ponto de afirmar que essa ou aquela posição é mais "fácil". Para mim, praticar BDSM é tarefa exigente, em qualquer posição que se ocupe.

No entanto, usarei essa frase pelo que ela revela: como muitas pessoas estão desinformadas sobre a exigência que paira sobre nossas cabeças e talvez sobre o que significa ser BDSMista.

No caso dos Dominadores e Dommes (usarei o termo Dominador genericamente à partir de agora, representando qualquer um dos gêneros), o ingediente adicional é o da conseqüência dos atos, como veremos.

Não se pode deixar de ter em mente que a sigla comporta diferentes práticas, diferentes exigências, diversas necessidades de conhecimento e... diversos riscos. Esses riscos devem ser entendidos multidimensionalmente, no viés físico mas , principalmente, no viés psicológico e emocional.

Isso traz conseqüências quando pensamos na questão da inexperiência dos Dominadores e digo isso baseado na minha experiência como spanker que, obviamente, foi iniciante um dia. Evidentemente que cometi muitos erros, felizmente, todos reparáveis na medida do possível, sem nenhuma conseqüência mais grave.

Haveria uma "regra" a observar quando se deseja iniciar a prática de algo que sempre se quis fazer e nunca se fez? Não digo que seja regra mas costumo dizer que quando não se sabe algo deve-se "estudar", "observar" e "perguntar". Reflitamos um pouco sobre isso.

ESTUDAR

Para que se estude, existem vários sites, blogs e outros , na web. No entanto, aquela dica de sempre, falada por todos os que orbitam no "cyberespaço": sempre façam a crítica do material lido. Existem alguns sites que recomendo sem pestanejar como o Desejo Secreto e a Tollbar do Carcereiro (veja os endereços na nossa barrinha). Eles contém materias sérios e escritos por gente série, portanto, é uma fonte indispensável de pesquisa.

A leitura de uma técnica não é como ler uma receita do que fazer e pronto mas deve ser o momento no qual pergunta-se: "sou capaz de fazer? o que preciso para fazer? quais são os cuidados que preciso para fazer?". Quem já trabalhou desde uma cozinha até uma gerência sabe o que é isso: PLANEJAMENTO!!!

Planeje sua nova prática, veja quais são os potenciais riscos, como minimizá-los, quais as providências a tomar etc. Mesmo que algumas correntes tresoloucadas digam de uma "responsabilidade compartilhada", não se engane Dominador, a responsabilidade sempre será SUA, INTRANSFERÍVEL. Falaremos sobre isso mais tarde.

OBSERVAR

Você, Dominador, freqüenta um clube BDSM com sua submissa ou sem? Eis uma excelente oportunidade para praticar o segundo item do nosso trinômio, o observar.

Responda sinceramente: quantas vezes, seja na sua vida "civil" ou no "meio", muitas idéias não vieram à sua cabeça quando viu alguma prática sendo feita? Muitas vezes, não é verdade? Pois então! Há uma grande oportunidade para, de posse das informações iniciais, vê-las colocadas em prática por pessoas mais experientes.

Atente aos detalhes técnicos mas também aos comportamentais. Como o Dominador se porta em determinado momento e em determinada prática? Quais são os acessórios e outros "elementos" que ele tem à mão, inclusive para o caso de uma emergência. Um exemplo: sempre é interessante que se tenha por perto uma tesoura, faca, estilete ou qqer coisa cortante quando se pratica amarrações, para o caso de ter de cortar as cordas em uma emergência. Isso é um aprendizado importante.

Outro exemplo: a prática do "tramppling". Apesar de ser uma prática proibida para mim , dado meu peso e altura, não deixo de observar que a pratica, onde pisar, que áreas evitar etc. Quem sabe um dia eu emagreça muuuuuito (porque de altura não vou diminuir mesmo) e consiga praticar. No entanto, as informações básicas já estão adquiridas e junto com o estudo, já fazem uma "massa crítica" super importante para nossa futura prática. Agora discutamos o último item do trinômio.

PERGUNTAR

Não há um grande número de Dominadores que se recusem a comentar sobe suas práticas. Vamos e convenhamos: há maior orgulho para quem faz algo (e bem feito), do que ser reconhecido? Olha, te digo, faz um bem danado para o ego!!! Acredito também que além de reconhecido, a maioria tenha grande boa vontade em compartilhar aquilo que aprendeu ao longo da trajetória, assim como outros fizeram com ele dia desses.

Portanto, não tenha vergonha de perguntar! Colete o máximo de informações possíveis para formar a sua própria "base de conhecimento" e aplique-o com cuidado!

Além disso , tenha certeza, você terá um novo amigo(a)! Quer coisa melhor do que isso?

MAS VOCÊ E SUA(SEU) SUBMISSO(A) FAZEM OU NÃO FAZEM UMA DUPLA?

Opa! A "temperatura" da conversa subiu de repente? O chicote virtual ameaçou estalar? Nada disso! Isso é recurso de articulista para chamar a atenção.

No entanto, ela começa a apontar uma questão que você enquanto Dominante deve ter em mente: por mais que haja uma relação D/s entre vocês, é importante ouvir o que o bottom tem a dizer sobre a prática que vocês se propuseram a fazer. Afinal, aperfeiçoamento se faz à partir de "feedback", não tem jeito mesmo!

Reservem algum momento para conversar sobre as sensações, dúvidas, dores , prazeres e etc e veja se há algo a mudar ou , inclusive, melhorar ainda mais. No meu caso, esses "feedbacks" ocorrem depois da sessão, logo depois daquele momento que vcs querem é mesmo ficarem juntos. Posso dizer que vale muito a pena.

TOMA QUE A RESPONSABILIDADE É SUA!

Com todo respeito à quem é adepto do RACK (Risk Aware Consensual Kink), essa história de compartilhar responsabilidades com o (a) submisso(a) é história da carochinha, história para aliviar a "barra" do Dominante.

Na minha concepção, muito do que acontecer de bom e tudo que acontecer de ruim é responsabilidade pessoal e intrasferível do Dominante. Parece até patético que o plenipotenciário Dominante de repente diga: "olha a culpa também é dele/dela! .

Portanto, Senhores e Senhoras, convém tomar, além do primeiro passo, algumas outras medidas:

  • NA DÚVIDA, NÃO FAÇA - Não sabe se a resposta do bottom será adequada em caso de alguma prática? Deixe-a para depois! Melhor é investigar mais à fundo e depois fazer. Prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal à ninguém.
  • NÃO SUBSTIME O RISCO DE SUBSPACE - Esteja sempre atento às reações de seu bottom. Ao menor sinal de subspace, tome as providencias relativas à esse momento e só prossiga quando tiver plena certeza de que há uma "volta".
  • ESTEJA ATENTO, SEMPRE! - Mesmo isso sendo um grande momento de prazer, não desconecte-se por completo das reações de seu sub, por menores que sejam. Mudanças de tonalidade de pele além do que deveria, respirações demasiado fora do padrão, mudança de temperatura, enfim, uma série de indícios podem indicar que algo não vai bem. Não substime e nem ao menos desconsidere esses sinais. E na dúvida, lembre-se do primeiro tópico dessas dicas.
  • SEU BOTTOM, SEU TESOURO: CUIDE BEM DELE(A)! Se isso é verdade, bem além das palavras, então a melhor medida que você tem a tomar é preservar a integridade física e psicológica de seu menino ou sua menina. Informe-se, cuide de si mesmo e dele(a) com todo o respeito que ambos merecem. Avançar fronteiras é sempre importante e engrandecedor mas isso tem de ser feito com cuidado e principalmente com RESPEITO.
  • O QUE É GRANDE, JÁ FOI PEQUENO - Não é desdouro à ninguém ser um Dominante com um repertório limitado de práticas. Não tenha ansiedade e não tente "abraçar o mundo" . Uma prática bem feita vale por milhões de práticas desastradas. Pode acreditar, seu(sua) submisso(a), agradece.

É claro que não pretendi dar lições à ninguém e muito menos esgotar o assunto. Essas observações são fruto de uma prática que acertou mais do que errou mas sempre ensinou.

Boa sorte e boa sessão para todos, experientes e novatos!

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

4 comentários:

  1. Caro Janus

    Assino embaixo de tudo oque escreveu. Só queria acrescentar que em minha opinião, vale muito o bottom tb pesquisar e se informar a respeito das práticas. Afinal é seu "couro" que estará em jogo. E se antes da cena achar que alguma coisa precisa ser revista, colocar isso pro seu TOP(com muita educação, claro!). Eu digo "antes" da cena porque depois que ela começa, o/a sub não tem mais como interferir, a não ser dizer a "safe", isso caso ela exista (temeridade não ter). E sim tudo corre por conta e risco do Dominante, porque a essas alturas o/a sub estará perdido entre sensações muito intensas de medo, dor, prazer, vontade intensa de não desapontar o Dono e outras que o tornam incapaz de avaliar com clareza, o risco do que está acontecendo. Alguém precisa manter a cabeça no lugar, apesar de toda intensidade do momento, e esse alguém é o TOP.

    Saudações a todos.

    lilica

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo,
    perfeitas as suas colocações.
    De uma forma suave , sutil, diria até didática ,você fala sobre algo que todos os praticantes deveriam saber.
    Poucos infelizmente tem coragem de contruir seu caminho passo a passo, pulando de vez em quando preciosas etapas.
    O poder fascina, o poder inebria, talvez seja por isso que muitos vão com tanta sede ao pote, que várias vezes quebram o pote e machucam até a si mesmos.
    Um grande beijo e parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  3. Cara lilica, agradeço sua visita.
    Como explicitado no artigo, a "parceria" entre os Tops e bottoms é fundamental para que as coisas fluam da melhor forma possível.
    Quanto a questão dos bottoms também procurarem conhecimento, acredito ser fundamental, menos pq o couro seja deles e mais porque é um direito que lhes cabe.
    Saudações, amiga querida.

    ResponderExcluir
  4. Caríssima LaFemme.
    Prazer em recebê-la em meu blog e também agradeço as palavras elogiosas sobre o post.
    De fato, é um desafio para todos nós mas acredito que quem conscientemente pratique o BDSM zelará sempre por isso e terá critério ao avançar por suas veredas.
    Beijo respeitoso e saudações ao seu Senhor, o caro Gladius! Volte sempre!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados. Não serão publicados cometários de conteúdo racista, homofóbico, discriminatório de qualquer tipo.
The comments are moderated. WILL NOT be published any commentary with racist, homophobic and discriminatory content against no one and no group.