Pesquisar este blog / Search in our blog

domingo, 5 de julho de 2009

Revise o F65: estou nessa!!!

O reviseF65 é um site que tem como objetivo envolver grupos SM/Couro/Fetichista e profissionais da saúde mental em todo o mundo, no trabalho e em prol da retirada do Fetichismo, Transvestismo e Sadomasoquismo como diagnóstico psiquiátrico da Classificação Internacional de Doenças ( CID) publicado pela Organização Mundial da Saúde ( OMS). A visão psiquiátrica sobre esse assunto não mudou muito nesses últimos anos e essas preferências ou orientações sexuais estão classificadas no CID como "diagnóstico" desde 1948. Apesar de ser raro no nosso meio ( Brasil) acredita-se que o estigma de ser diagnósticado dessa maneira pode servir como justificativa para violência de minorias sexuais.

Como suporte a essa idéia, A U.S Leather Leadership Conference tem documentado que de trinta a cinqüenta por cento da população SM sofre discriminação, violência ou perseguição devido a sua orientação sexual. Assim como em outras formas de agressão, as mulheres são as que mais sofrem e estão mais sujeitas a perderem seus empregos e custódia de filhos pelo simnples fato de ter um amor que envolva o Sm ou a um estilo de vida.

O grupo do Projeto ICD (CID) é de opinião que estigmatizar minorias através de diagnóstico de sua orientação sexual é tão desrespeitoso como discriminar pessoas por sua raça, etnia ou religião. E eles consideram, assim como nós, o SM e o Fetichismo como partes positivas e sadias das vidas das pessoas. Afirmam que aceitar a nossa orientação SM, preferência, sexualidade e amor é essencial para uma vida sadia, para a própria felicidade e é decisiva para nos protegermos contra as DST.

O Projeto ICD iniciou-se em 1998, durante a Norwegian National Association for Lesbian and Gay Liberation (LLH). Esse grupo, que trabalha numa base nacional e internacional, consiste de homens e mulheres que representam organizações SM, lésbicas, gays, bi e heterossexuais, assim como profissionais de sexologia, psicologia e psiquiatria. Esse trabalho é patrocinado na região da Europa pela Associação Internacional de Gays e Lésbicas e pela European Confederation of Motorcycle Clubs.

O pessoal do projeto ICD acredita que a estratégia de trabalho dos diversos grupos envolvidos deva ser determinada tanto local quanto nacionalmente e dependendo sempre da situação política de cada país. Com o objetivo sempre de retirar o diagnóstico de SM das listas nacionais e do Manual CID.

A Dinamarca retirou totalmente o diagnóstico de sadomasoquismo em 1995, com uma decisão política, motivada por uma única carta de uma organização SM.

Nos EUA o diagnóstico do DSM (Manual Diagnóstico Estatística) foi consideravelmente revisado em 1994, depois de serem pressionados por uma rede de profissionais simpatizantes do SM. Sadomasoquismo é considerado uma forma saudável de expressão sexual enquanto não afetar o dia-a-dia da pessoa, de acordo com a última edição do DSM-IV.
Na Noruega o grupo está tentando obter apoio de sexólogos, psicólogos e psiquiatras, a nível nacional e está solicitando pesquisas com objetivo de prover uma base profissional para a iniciativa do governo de remover o diagnóstico. Além disso está tentando estimular a construção de uma rede de profissionais e ativistas internacionais que tenham o mesmo objetivo.

O responsável pelo Revisef65 é Svein Skeid que participa também de uma lista de discussao na internet com o mesmo nome e objetivo. Para quem se interessar, basta mandar um mail em branco para reviseF65-subscribe@yahoogroups.com para começar a fazer parte da lista e do projeto.

O site Desejo Secreto , ao divulgar esse trabalho, sente-se honrado com a possibilidade de estar engajado, ajudando, de alguma maneira, esse importante projeto.

Marcando nosso inicio nessa caminhada, trazemos nos links a seguir o texto do psicólogo e sexólogo norueguês Odd Reiersøl, uma sensata e eloqüente defesa da sanidade dos nossos prazeres.


(Para maiores detalhes sobre esses links, acesse a seguinte página do Desejo Secreto: http://www.revisef65.org/portuguese.html)

2 comentários:

  1. Acredito ser um passo interessante para que haja uma redução da percepçã social que se tem do BDSM. Acredito ser algo que se deva apoiar!
    Um grande abraço, caríssimo!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados. Não serão publicados cometários de conteúdo racista, homofóbico, discriminatório de qualquer tipo.
The comments are moderated. WILL NOT be published any commentary with racist, homophobic and discriminatory content against no one and no group.